Conheça seis canais de marketing para oficinas que você mesmo pode gerenciar

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Trabalhar o marketing para oficinas mecânicas pode parecer uma tarefa complicada. Geralmente o dono da empresa é também o mecânico chefe e o trabalho diário acaba consumindo todo o seu tempo. Mas existem alternativas básicas para que sua empresa esteja em evidência e seja sempre lembrada pelos clientes.

Apesar de ser um termo popular muitas pessoas não sabem de fato o que é marketing. Trabalhar esse conceito é muito mais do que fazer propaganda ou anúncios. Trata-se de uma estratégia que busca entender e atender as necessidades do cliente, gerando lucro.

O marketing é peça fundamental no processo de compra, por isso as empresas cada vez mais investem e profissionalizam esse setor. Portanto, ele é fundamental  para sua oficina. Veja agora algumas dicas importantes para você começar a sua atuação.

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O ponto de partida para traçar uma boa estratégia de marketing para oficina é o planejamento. É importante ter em mente o que desejamos com cada ação, como vamos executá-las e qual o valor temos disponível para a execução. Toda estratégia deve sempre respeitar o seu orçamento.

Especialistas sugerem um investimento de ao menos 3% do faturamento em marketing. Seguindo essa orientação, se sua oficina fatura R$50.000,00, você deve investir cerca de R$1.500,00 nesse setor.

Os objetivos de cada campanha têm que ser claros e muito bem definidos. Só assim é possível manter o foco e mensurar melhor os resultados. Essa etapa também é de grande importância porque as ações devem estar em constante avaliação e acompanhamento para que possamos analisar os resultados.

Planejando estrategicamente as ações diminuímos a margem de erro, reduzindo assim também o custo das operações. Desenvolver o planejamento pode ser uma tarefa mais complicada no começo, mas ele facilita todo o caminho, reduzindo bastante o trabalho nas etapas seguintes. Por isso vale o esforço inicial para um resultado satisfatório.

Canais de marketing para oficinas

Abaixo listamos alguns dos principais canais de comunicação e boas práticas que devem estar dentro de suas estratégias de marketing. É importante frisar que com um pouco de dedicação certamente você conseguirá fazer esse trabalho básico, sem precisar contratar uma empresa especializada.

1. Site institucional

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Dentro da sua estratégia de marketing para oficinas é importante ter um site que conte a respeito da sua história, dos seus ideais como empresa e dos seus diferenciais. Opte sempre por uma página responsiva, que seja fácil de ser utilizada em smartphones e tablets. Uma estratégia boa é utilizar depoimentos de clientes satisfeitos para dar credibilidade ao serviço.

Devido ao crescimento das redes sociais, muitas empresas têm deixado de lado a utilização dos sites. Não cometa esse equívoco. Redes sociais são efêmeras, enquanto seu site vai te acompanhar o tempo que for necessário. Normalmente os preços de bons sites variam entre R$800,00 e R$2.000,00.

2. Redes sociais

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Hoje é praticamente uma obrigação para as empresas estarem presentes nas redes sociais. No Brasil, as mais utilizadas são o Facebook, YouTube e Instagram. O YouTube é um pouco mais complexo porque é uma plataforma de vídeos, então requer um serviço mais profissional. Já o Facebook e o Instagram são mais simples de manter conteúdo criativo, relevante e de interação com os clientes.

Sendo assim as redes sociais são essenciais em qualquer estratégia de marketing para oficinas. O primeiro passo é criar uma página com o nome da sua oficina. Evite usar seu perfil pessoal, pois, trabalhando pela página da empresa conseguimos mais credibilidade e aproveitamos as ferramentas de gerenciamento que são oferecidas.

Através dessas páginas você estabelece mais um canal de comunicação e divulgação. Não se esqueça de prezar pela imagem da sua empresa. Portanto, evite tratar de assuntos que estejam fora do contexto da oficina e mantenha sempre boas práticas de publicações e interações.

3. Contato direto

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Algumas estratégias podem facilitar seu contato direto com os clientes. Quanto mais dados e formas de contato você conseguir coletar dele, mais próximo estará de entendê-lo e fidelizá-lo. Se você consegue estimar mais ou menos quando vai ser a próxima troca de óleo do seu freguês por quê não mandar uma mensagem para lembrá-lo?

Um método de relacionamento muito usado é o e-mail marketing. Através dele é possível mandar e-mails de promoções, novidades, lembretes ou o que você achar necessário e relevante para sua clientela, sem ser invasivo.

Outra possibilidade é o Whatsapp. Porém, essa é uma ferramenta de uso pessoal e pode ser que o cliente fique desconfortável. É bom perguntar antes se ele deseja receber esse conteúdo pelo aplicativo e, a partir daí, você o coloca em uma rede de transmissão com todos os fregueses que aceitaram.

4. Mídia offline

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Sabemos que o mundo está cada vez mais digital e que a internet assumiu um papel de destaque em qualquer estratégia que vamos desenvolver. Mas não podemos nos esquecer das mídias tradicionais de comunicação no marketing para oficinas. Por isso é importante entender o cliente e saber como alcançá-lo.

Anúncios em rádio e jornais podem trazer resultados satisfatórios. Assim como panfletos, banners e outdoors. Portanto não podemos excluir nenhuma possibilidade. Nosso dever é entender qual canal vai ser mais eficaz. Lembre-se que para o objetivo ser alcançado é necessário um conjunto de ações.

5. Parcerias

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Bons parceiros são sempre bem vindos. Se ele possui um público compartilhado com o seu, melhor ainda. Uma estratégia que vem ganhando cada vez mais espaço é a criação de um produto, serviço ou promoção que atinja um público comum entre duas ou mais empresas.

Sua oficina pode oferecer uma ducha em um lava-jato parceiro para o cliente que fizer a limpeza dos bicos da injeção, por exemplo. Vocês dividem esse custo relativamente baixo, enquanto os dois ganham em visibilidade, agregam valor ao serviço e conseguem alcançar um público maior.

6. Atendimento

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Um excelente atendimento também é um excelente canal de marketing para oficinas. Desde a marcação do serviço até a retirada do veículo todas as etapas são importantes. Garanta que, além de um serviço de qualidade, a experiência do freguês seja a melhor possível. Funcionários prestativos e educados, praticidade, rapidez e eficiência. Tudo isso contribui para a satisfação do seu cliente e faz com que ele te indique para outras pessoas.

Conclusão

Como podemos ver, trabalhar o marketing da sua oficina não é nenhum bicho de sete cabeças. Com dedicação e seguindo uma estratégia bem definida, você conseguirá alcançar bons resultados e se destacar perante os concorrentes.

Reveja o que você tem feito na área, aproveite essas dicas pra atualizar sua estratégia. Se ainda não começou é um bom momento pra olhar com carinho pra divulgação dos seus serviços e aproveitar as possibilidades que existem.  Então não perca mais tempo, mãos à obra!

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